domingo, 8 de agosto de 2010

Mousse de maracujá


A fruta da paixão, como costuma ser chamada por aí, é produzida em abundância no Brasil, e daqui parte para o mundo todo. O maracujá nasce naturalmente nas zonas tropicais e subtropicais da Américas. Seu nome deriva de mara kuya, palavra tupi que significa fruto que se serve, ou alimento na cuia.

Mas o sabor exuberante do maracujá não é o único responsável pelo tamanho sucesso da fruta. O maracujá é um vegetal de alto valor nutritivo, rico em potássio e vitamina C. Também conta com várias vitaminas do complexo B e contém boas quantidades de sais minerais como ferro, cálcio e fósforo, além de ser fonte de fibras.

A vitamina C aumenta a resistência dos vasos sanguíneos, colabora no desenvolvimento saudável dos ossos e dentes, age contra infecções e ajuda a cicatrizar ferimentos. As vitaminas B são fundamentais nas fases de crescimento e também são importantes para a pele, o aparelho digestivo e o sistema nervoso. O cálcio e o fósforo trabalham ativamente na constituição muscular e no processo de transmissão dos impulsos nervosos, enquanto o ferro age diretamente no sangue.

Até terapeuticamente o maracujá é uma boa idéia. A fruta contém uma substância sedativa, chamada passiflorina, reconhecida por suas propriedades calmantes. O que faz do maracujá um amansa-leão por excelência, tranquilizante natural, uma ótima pedida para acalmar os nervos estressados.

E onde entra o mousse de maracujá? Na hora da sobremesa, como uma deliciosa forma de complementar a refeição e agraciar o paladar. Uma receita prática, simples de fazer e rápida de servir. O mousse de maracujá faz sucesso por onde passa com seu azedinho-doce reconhecidamente irresistível. Então não estranhe se alguém pedir pra repetir.


Mousse de maracujá

Ingredientes
2 caixas de gelatina de maracujá
2 xícaras de água quente
1/2 xícara de suco de maracujá
2 xícaras de leite de vaca
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite sem soro

Modo de Preparo
Primeiro, prepare a gelatina com a água quente e reserve em um recipiente. Depois, junte a gelatina ao suco de maracujá, o leite de vaca, o leite condensado e o creme de leite, e bata todos no liquidificador. Despeje a mistura numa travessa e leve a geladeira por cerca de 3 horas, ou até que obtenha uma consistência firme. Decore com polpa de maracujá. Está pronto pra servir.