sábado, 31 de julho de 2010

Dicas de Nutricionista "como perder barrigiunha"


Perder a “barriguinha” é o objetivo de muitas pessoas atualmente. Reduzir o número do manequim, sentir-se melhor e, aumentar a autoestima, são desafios que, quando vencidos, melhoram muito a qualidade de vida.

O excesso de peso e a obesidade podem ocorrer de forma diferenciada em cada indivíduo. Existem pessoas que apresentam excesso de gordura localizada na região abdominal ou tronco (obesidade central). A circunferência abdominal não deverá ultrapassar a cifra de 94 cm para os homens e 84 cm para as mulheres. Este tipo de obesidade está diretamente associado às complicações como o diabete melito, hipertensão arterial, dislipidemias e cardiopatias. Outras pessoas já apresentam um excesso de gordura localizada nos quadris (obesidade subcutânea), que não se relaciona diretamente com as doenças mencionadas acima.

O que existem são características metabólicas individuais. A gordura corporal pode variar conforme o sexo, a idade e tendência genética, entre outros fatores. Infelizmente não existe nenhuma dieta cientificamente comprovada, que seja específica para combater a obesidade central. O que se propaga é uma alimentação restrita em calorias e equilibrada em proteínas, carboidratos e gorduras.
Valorizar as fibras, reduzir ao máximo o consumo de gorduras e açúcares, fracionar a dieta (comer mais vezes ao dia com menores quantidades) e evitar o consumo de líquidos nas refeições principais, moderando ou excluindo o consumo de refrigerantes e bebidas alcoólicas, são atitudes essenciais para a obtenção de bons resultados.

Fazer uma atividade física localizada para a região abdominal e uma atividade aeróbica regular, para controle do percentual de gordura corporal, são dicas que, aliadas ao controle alimentar, podem auxiliar no emagrecimento e na redução da circunferência abdominal.

É muito importante reavaliar alguns hábitos, colocando “a casa em ordem”. Questões psicológicas ou emocionais e, até mesmo fisiológicas, podem interferir de forma negativa no processo de emagrecimento. O auxílio de um nutricionista é importante para adequar o consumo alimentar. Além disso, a avaliação de um clínico é fundamental para descartar qualquer patologia.