sábado, 31 de julho de 2010

Mais um receita facíl - Milk Shake de Chocolate p/ 4 pessoas



Ingredientes: 100g de chocolate diet/light, 300g de sorvete de chocolate diet/light, 3 xícaras (chá) de leite desnatado

Modo de preparo: Derreta o chocolate em banho-maria. Em seguida acrescente 1/2 xícara de leite e mexa bem até formar um calda. Reserve. Bata no liquidificador o sorvete e o leite restante até obter uma mistura cremosa e homogênea. Derrame um pouco da calda de chocolate na lateral interna de 4 copos (pra criar aquele efeito “milk shake do fast food”) e, em seguida, distribua o leite batido com o sorvete igualmente

Sobre Chocolate



O que há no chocolate que deixam as pessoas com tanto desejo de comer mais e mais? Será que o chocolate vicia mesmo? Vamos ver os fatos científicos por trás dos mitos. Dizem por ai que o chocolate é afrodisíaco e vicia, e possui uma capacidade incomum de interagir com o cérebro. estudo afirmam que o chocolate estimula a produção de feniletilamina, substancia que tem se associado ao sentimento da paixão, o chocolate contem nutrientes que são essenciais para a energia e bom humor. Outras pessoas acham que o chocolate causa acne, mas a pesquisa recente demonstrou que o consumo de chocolate não esta relacionado ao desenvolvimento de acne. Já tem quem diga que ele causa carie, mas todos os alimentos que contem carboidratos podem contribuir para a formação de carie, e pesquisas mostraram que o chocolate é capaz de anular o potencial acidificante do seu açúcar e reduzir a desmineralização, ele também é rico em proteína, cálcio, fosfáto, e outros minerais e ainda protetores de esmalte dentário. Ele pode sim causar cavidades nos dentes, mas não são tão perigosos quanto os demais açucares contido em outros alimentos. Os que se preocupam com a estética afirmam que o chocolate engorda e não contem nutrientes, esses que pensam dessa maneira estão enganados, o chocolate contem mais de trezentas sustâncias químicas diferentes e vários nutrientes que o corpo humano necessita. Pesquisadores mostraram que a gordura presente no chocolate não aumenta os níveis sanguíneos de colesterol, além disso, contém níveis elevados de flavonóides e fenólicos, que auxiliam na diminuição de doenças cardíacas. Em uma barra de chocolate contem 250 calorias bem ao contrario que as pessoas imaginam, portanto ele não engorda, sabendo que não deve ingerir em grande quantidade.

Mitos sobre o nosso tradicional CAFÉ.


Bem lonje do que se possa parecer, o café não tem um valor energético que possa aumentar sua silueta, contando que você não adicione uma colher de açúcar. Por isso se habitue a consumir café sem açúcar. O café melhora a atividade mental, mas não pode ser consumido em excesso, porque pode prejudicar a saúde. As pessoas que bebem mais de seis xícaras de café por dia, aumentam as chances de sofrem de doenças do coração. Os cafés feitos nas máquinas expressas, e o café passado na cafeteira liberam duas substâncias químicas que contribuem para o aumento do colesterol no sangue. As substâncias presentes são removidas quando o café que é passado através de um filtro de papel. A cafeína é uma substância que se extrai de folhas e frutos, o efeito estimulante é encontrado principalmente no café, chá, chocolate e bebidas energéticas. A cafeína ingerida em excesso estimula diretamente o coração aumentando os batimentos cardíacos, quando se toma uma xícara de café o coração passa a bater em ritmo mais acelerado, o que leva a pressão arterial a subir. A bebida se torna prejudicial à saúde, quando ingerida em grande quantidade, adultos saudáveis podem se beneficiar com a bebida notando uma melhora na memória e aumentando as defesas do organismo. Se bebido em grande quantidade por acarretar tremores, palpitações, respirações aceleradas e insônia. Quem toma café de estômago vazio pode provocar azia e até uma gastrite. O café além de retardar o envelhecimento, tem um efeito estimulante no sistema nervoso e ajuda combater as dores. O café pode ser ingerido durante a GAVIDEZ, mas é conveniente reduzir a quantidade, porque pode causar hipertensão e o aumento nos níveis de colesterol no sangue. Durante a amamentação é recomendado beber apenas uma xícara de café por dia, para evitar que o bebê absorva cafeína através do leite.

Mantendo a saude OTIMAS DICAS


Somos bombardeadas diariamente com dicas e regras de como se obter um corpo saudável e em forma. Contudo, essa quantidade de informação pode ser resumida em uma lista, segundo a nutricionista funcional, Patricia Davidson Haiat, de nove alimentos que devem ser evitados, não apenas porque comprometem a perda de peso, como também porque são extremamente tóxicos ao organismo. Segundo a profissional, esses inimigos da saúde devem ser cortados do cardápio ou, ao menos, reduzidos. Veja quais são eles:

Carne processada - Grandes inimigos da saúde cardiovascular, os chamados embutidos possuem uma enorme quantidade de gordura saturada, sal, conservantes e corantes. Além disso, quando absorvidos, produzem substâncias cancerígenas chamadas nitrosaminas.

Pães e massas de farinha branca - Se, por um lado, elevam rapidamente o nível de glicose, por outro induzem a hipoglicemia após um curto intervalo. Para piorar, são pobres em fibras e nutrientes. Faça uma escolha inteligente e consuma alimentos integrais.

Refrigerantes - Além de pobre em nutrientes, a quantidade enorme de glicose dos refrigerantes prejudica a absorção de compostos essenciais como magnésio, zinco e cromo e ainda enfraquece o sistema imunológico, diminuindo, entre outras coisas, sua capacidade de combater o estresse. Para piorar, os refrigerantes são compostos de aditivos químicos que intoxicam o organismo.

Alimentos com pesticidas - A exposição traz sérias consequências à saúde, visto que os resíduos de agrotóxicos se acumulam no organismo. Os malefícios a longo prazo ainda não são muito conhecidos, porém estudos revelam danos ao sistema reprodutivo. Por isso, alimentos orgânicos são os mais recomendados.

Pratos ricos em gorduras ruins (saturadas e trans) - Além de aumentar o nível de colesterol ruim no corpo (LDL), esse tipo de alimento também diminui a concentração do bom, chamado de HDL. O resultado são artérias entupidas e maior possibilidade de enfartes e derrames.

Açúcar - No processo de transformação da cana em açúcar, todos os nutrientes da planta são perdidos. Assim, o produto que consumimos diariamente é rapidamente digerido, elevando o nível de glicose e o acumulo de gordura nas células.

Chocolate - O grande problema do chocolate é sua enorme quantidade de açúcar e gordura saturada. Se você não consegue viver sem um pedacinho, as opções com no mínimo 60% de cacau são as melhores, pois ele é um agente antioxidante.

Comida Fast-food - Elas oferecem uma combinação rica em açúcares e gorduras, inclusive a trans, que, conforme já foi constatado, prejudicam o organismo.

Sal - A dose diária recomendada de sal é de 6g, o consumo acima dessa quantidade pode gerar hipertensão e retenção hídrica. O brasileiro consume em média 12g ao dia.

Dicas de Nutricionista "como perder barrigiunha"


Perder a “barriguinha” é o objetivo de muitas pessoas atualmente. Reduzir o número do manequim, sentir-se melhor e, aumentar a autoestima, são desafios que, quando vencidos, melhoram muito a qualidade de vida.

O excesso de peso e a obesidade podem ocorrer de forma diferenciada em cada indivíduo. Existem pessoas que apresentam excesso de gordura localizada na região abdominal ou tronco (obesidade central). A circunferência abdominal não deverá ultrapassar a cifra de 94 cm para os homens e 84 cm para as mulheres. Este tipo de obesidade está diretamente associado às complicações como o diabete melito, hipertensão arterial, dislipidemias e cardiopatias. Outras pessoas já apresentam um excesso de gordura localizada nos quadris (obesidade subcutânea), que não se relaciona diretamente com as doenças mencionadas acima.

O que existem são características metabólicas individuais. A gordura corporal pode variar conforme o sexo, a idade e tendência genética, entre outros fatores. Infelizmente não existe nenhuma dieta cientificamente comprovada, que seja específica para combater a obesidade central. O que se propaga é uma alimentação restrita em calorias e equilibrada em proteínas, carboidratos e gorduras.
Valorizar as fibras, reduzir ao máximo o consumo de gorduras e açúcares, fracionar a dieta (comer mais vezes ao dia com menores quantidades) e evitar o consumo de líquidos nas refeições principais, moderando ou excluindo o consumo de refrigerantes e bebidas alcoólicas, são atitudes essenciais para a obtenção de bons resultados.

Fazer uma atividade física localizada para a região abdominal e uma atividade aeróbica regular, para controle do percentual de gordura corporal, são dicas que, aliadas ao controle alimentar, podem auxiliar no emagrecimento e na redução da circunferência abdominal.

É muito importante reavaliar alguns hábitos, colocando “a casa em ordem”. Questões psicológicas ou emocionais e, até mesmo fisiológicas, podem interferir de forma negativa no processo de emagrecimento. O auxílio de um nutricionista é importante para adequar o consumo alimentar. Além disso, a avaliação de um clínico é fundamental para descartar qualquer patologia.

Sanduiche Natural




  • 2 pães tipo ciabata ou integral
  • • folhas de alface
  • • 1 beterraba pequena
  • • pimenta-do-reino
  • • sal
  • • 1 pitada de orégano
  • • 2 colheres (sopa) de uvas passas
  • • 1 colher (chá) de suco de limão
  • • 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
  • • 300 g de ricota fresca

Coloque as uvas passas de molho em água morna para reidratarem. Coloque a ricota em um recipiente e amasse muito bem com um garfo, acrescente o azeite de oliva, suco de limão, pitada de orégano, sal e pimenta-do-reino. Amasse bem para obter uma pasta bem lisa. Se necessário, acrescente um pouco de maionese light. Misture as uvas passas escorridas. Lave bem a cenoura e a beterraba, rale no lado grosso do ralador. Monte os sanduíches espalhando a pasta de ricota sobre metade de cada pão, cubra com as folhas de alface, cenoura e beterraba raladas.